Páscoa
Há muitos costumes sobre a páscoa. Contudo, apesar de serem extremamente populares, precisamos entender que a Bíblia é o nosso livro de regras práticas e, nela, não há nenhum desses costumes sendo praticados. Inclusive, Jesus substituiu a celebração da páscoa pela ceia.
Por princípio, devemos o significado da palavra “páscoa”. Esse termo significa “passar por cima”. Outros pontos importantes para entender:
· Faraó = Satanás
· Egito = Escravidão do pecado.
· Israel = Salvos pela fé em Cristo.
· Cordeiro pascoal = Jesus.
José era um dos filhos de Israel, que foi vendido para o Egito. Todavia, ele tornou-se um homem muito poderoso no Egito e sua família ganhou uma terra maravilhosa naquela região. Posteriormente, eles, porém, foram escravizados. Êxodo 12:40 “Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos” Essa geração não tinha noção de liberdade.
O Senhor, quando foi libertar esse povo, pediu para Moisés ir falar com o faraó. Todavia, faraó não permitiu que o povo ir. A partir disso, o Senhor começou a guiar as dez pragas do Egito, sendo a última, a morte dos primogênitos. Antes disso, ocorreu a celebração da páscoa.
Êxodo 12:22-23 “Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã. Porque o SENHOR passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o SENHOR aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir”. O interessante é que Deus pediu para o povo celebrar a páscoa, mesmo ainda estando presos. Em nosso cotidiano, precisamos celebrar aquilo que ainda não aconteceu.
Isaías 54:1-3 “Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o SENHOR. Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas”. Esse texto nos mostra que devemos adotar um posicionamento de crer na Bíblia, declarar o que consta nela e, na sequência, agir de acordo ao que está nas escrituras.
O cordeiro ia ser morto, o seu sangue ia ser passado nas vergas e nas ombreiras das portas e a sua carne ia ser comida naquela noite. Aquela carne iria dar força durante aquela viagem.
Ervas amargas
A revelação da graça será de acordo com a revelação da condenação. Êxodo 12:8 “naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão”. As ervas amargas serviam para lembrar o amargor, o sofrimento da escravidão. Dessa forma, precisamos lutar contra o engano de que escolhemos Cristo por nobreza. Contudo, éramos escravos do pecado e Ele nos libertou. Logo, precisamos nos lembrar do amargor.
Pães asmos
Êxodo 12:15 “Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel” Precisamos nos atentar que pães asmos são pães sem fermento.
1 Coríntios 5:6-8 “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade”. Se queremos usufruir de uma vida com o Senhor, precisamos abrir mão do pecado.
Como poderei comer a páscoa?
Êxodo 12:11 “Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR”. Por fim, precisamos entender que, se quisermos comer do cordeiro, devemos pagar o preço por isso.
AGENDA – CASA DO PAI
Comunicamos também os horários dos cultos para esse final de semana:
· Sábado: 17h e 19h30;
· Domingo: 18h;
SUGESTÕES DE LOUVOR
Jesus filho de Deus - Fernandinho
Desejável - Som do Reino
Fez um caminho - Livres pra Adorar
Comments