O poder de Deus na fraqueza
Indo às guerras de Deus
1 Samuel 17:26 “Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”. Precisamos aprender a falar as coisas de Deus sobre nossa vida, propósito e ministério. Devemos declarar sua vontade. Observamos que Davi falou e declarou a vontade de Deus. Foi essa fala que abriu as portas para Davi guerrear contra Golias.
Precisamos aprender a falar as coisas de Deus sobre nossa vida, propósito e ministério. Devemos declarar Sua vontade.
Observamos que Davi Falou, declarou a vontade de Deus. Foi essa fala que abriu as portas para Davi guerrear contra Golias.
Quando Davi falou, ele fez uma separação muito importante.
1. Incircunciso Filisteu: A Circuncisão era um sinal da Aliança do homem com Deus. Então, o que Davi estava falando era que Israel não poderia ter medo de enfrentar um homem que não tem aliança com Deus. 2. Exércitos do Deus vivo: Davi tinha certeza sobre de quem era a guerra. Ele não estava lutando uma guerra própria.
Precisamos saber que somos o povo da Aliança e que a guerra é do Senhor. Então, não é sobre a nossa capacidade e sabedoria, mas sobre a capacidade e sabedoria de Deus.
1 Samuel 17:28 “Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja”. Sempre existirá uma voz que tentará nos abater. Essa voz tenta nos desanimar ressaltando nossa incapacidade e fraqueza, além de tentar distorcer nossa motivação pura. No texto, Eliabe quis falar que aquilo que Davi faz é pouco e insignificante. Questionando ainda a capacidade e motivação de Davi.
DAVI COMBATEU ESSA VOZ E SE DESVIOU DELA
1 Samuel 17:29-30 “Respondeu Davi: Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta. Desviou-se dele para outro e falou a mesma coisa; e o povo lhe tornou a responder como dantes”. É muito importante declararmos a palavra do Senhor.
1 Samuel 17:31-33 (ABRIR E LER). Nesse texto, vemos a voz que tenta desanimar, ressaltando a incapacidade e fraqueza. Tudo o que essa voz quer dizer é que não podemos fazer aquilo que o Senhor nos pediu para fazer.
1 Samuel 17:34-37 (ABRIR E LER). Novamente, Davi declara. Ele tinha a consciência de que se Deus deu vitória tanto em suas guerras pessoais, quanto mais na guerra que ele liderava. Com isso, se fortalecia através dos testemunhos de sua própria vida.
Precisamos lembrar de tudo que o Senhor já fez por nós.
1 Samuel 17:38-39 “Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si”. Apesar da voz que tenta desanimar e ressaltar as fraquezas, ter aparecido novamente, Davi não desanimou, pelo contrário, confiou no que o Senhor poderia fazer. Logo, precisamos entender que, se essa voz vier em nossa vida, temos o poder de mandar ir embora. Devemos caminhar na convicção de que o Senhor é conosco e não precisamos nos colocar no molde de outras pessoas, pois Deus quer nos usar do jeito que somos.
1 Samuel 17:40 “Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.
Aqui há simbologias muito fortes: 1) Cajado: representa a autoridade Divina. É o instrumento que Moisés carregou para operar os milagres. Isso significa que devemos tomar posse da autoridade que Deus nos deu. 2) Cinco pedras lisas do ribeiro:
Cinco é o número da graça. A Graça representa a capacitação de Deus para Tudo. 3) Ribeiro: representa o lugar onde flui a palavra, o lugar do fluir das águas. No lugar do fluir da palavra, receberemos as ferramentas para certas para lutar as batalhas do Senhor.
1 Samuel 17:43-44 “Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo”. Novamente, veio aquela voz que tenta nos desanimar, ressaltando nossa incapacidade e fraqueza.
1 Samuel 17:45a “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo;”… Davi declara. Ele fala. Assim como o Filisteu mostra a inferioridade das armas de Davi, quando comparadas às dele, Davi mostra a inferioridade das armas do inimigo, quando comparadas ao Senhor. 1 Samuel 17:45b “eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
1 Samuel 17:46-47 (ABRIR E LER). O fato de Davi não usar a armadura, não usar espada, ser pequeno, sem forças e inexperiente na guerra, é uma clara mensagem do Senhor para nós dizendo: A minha graça te basta. Você só precisa de mim.
Nossa fraqueza é como um lembrete para nos manter humildes.
2 Coríntios 12:7-9 (ABRIR E LER). Devemos parar de enxergar nossas fraquezas como algo que impede o agir de Deus. Nossas fraquezas têm que ser uma evidência que glorifica a Deus. Sempre temos que lembrar que a guerra é do Senhor, feita com as armas d’Ele, com seu poder e autoridade. Nossa falta de força apenas demonstrará a Força do Senhor. Logo, não há motivos para fugirmos de ser usados por Deus.
AGENDA – CASA DO PAI
Comunicamos os horários dos cultos para esse final de semana:
· Sábado: 17h e 19h30;
· Domingo: 18h;
· Conferência de Jovens – 22 a 24 de setembro.
Comunicamos que as inscrições estão abertas:
· Conferência de Aniversário 12 anos Ministério Casa do Pai – 08 a 10 de dezembro;
· Café com o Pastor;
SUGESTÕES DE LOUVOR
Entrego tudo a ti – Vineyard e Heloisa Rosa
Canção ao Cordeiro – Israel Salazar
Quebrantado/ Não vejo Jesus - Vox Central
Teu toque – Gabi Sampaio Feat. Nivea Soares
Comments