O caminho da perseverança
Gênesis 16:1-15 “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã. Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada. Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o Senhor entre mim e ti. Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença. Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. Então, lhe disse o Anjo do Senhor : Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor : Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor : Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos. Então, ela invocou o nome do Senhor , que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede. Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão, a seu filho que lhe dera Agar, chamou-lhe Ismael..”. Agar era egípcia, mas não estava mais na sua terra natal. Ela era uma estrangeira e se encontrava em situação de escravidão. Além disso, ela passou a ser uma espécie de barriga de aluguel para Sarai e seu esposo. Contudo, após saber que estava grávida, Agar passou a ser humilhada por Sarai e isso lhe causou enorme tormento.
Deus estava à procura de Sarai. Logo, podemos concluir que a presença do Senhor sempre nos encontra. Todavia, muitas vezes, queremos romantizar demasiadamente a presença d’Ele. Além disso, precisamos estar com os nossos atentos e buscar esse relacionamento continuamente.
O anjo trouxe algumas instruções para Agar. Naquele momento, ela liberou perdão para a vida da sua senhora. Logo, percebemos que o tempo a sós com Deus trouxe cura para vida daquela mulher. Entretanto, o nosso grande erro é ficar tentando achar caminhos para alcançar a cura, quando o que precisamos é de um encontro profundo com Deus.
Fazemos parte de um reino, no qual, todas as nossas mágoas são desfeitas. Assim como Agar, que voltou para sua senhora, devemos também perseverar nos nossos relacionamentos, como o casamento, todos os dias. Além disso, precisamos entender que a busca pelas promessas de Deus é contínua.
Uma nova disputa entra no meio desse relacionamento. Gênesis 21: 14-20 “Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba. Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz. Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro;”. A partir do texto, reforçamos o pensamento de que Deus nos ouve. Por fim, devemos crer que toda a cegueira caia por terra e que passamos enxergar aquilo que o Senhor tem reservado para cada um de nós.
AGENDA – CASA DO PAI
Comunicamos também os horários dos cultos para esse final de semana:
· Sábado: 17h e 19h30;
· Domingo: 18h;
SUGESTÕES DE LOUVOR
Jesus em tua presença - Morada
Senhor te amo – Ton Molinari
Grande é o Senhor - Nívea Soares
Comments