NO CAMINHO COM JESUS
No mundo em que vivemos, estamos como uma roda gigante, pois hora estamos lá em cima e, em outros momentos, lá embaixo. Algumas vezes, estamos muito bem, em outros parece que nada faz sentido. A dúvida tem feito parte do nosso cotidiano e tudo parede que perdeu o significado. João 16:33b “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.
É difícil ter bom ânimo quando tudo ao seu redor está desmoronando. Todavia, nessas horas, o Senhor vem e entra em ação. Confiar nas promessas é algo que requer muita perseverança e muita convicção do que estamos fazendo e para onde estamos indo.
Quando Jesus foi levado à cruz e condenado a morte, aquela situação gerou muitos conflitos entre os seus seguidores e discípulos, pois tudo corria bem antes disso. Ele era o salvador, fazia prodígios e sinais que seus seguidores nunca tinham visto alguém fazer. A partir disso, parece que o mundo tinha desmoronado e sobrou um sentimento de dúvida, de medo e insegurança.
1. Impedidos de reconhecer
Nas nossas vidas, acontecem momentos que tudo está completamente bem. Contudo, parece que, de repente, vem um grande terremoto que abala toda a nossa estrutura. É como se alguém, pegasse um grande balde de água e jogasse em nós e passamos a nos questionar e ter dúvidas.
Lucas 24: 13-19 “Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. 15Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Ele lhes perguntou: Quais?”
Jesus já tinha morrido e os discípulos encontravam-se entristecidos com aquela situação. Eles estavam com seus emocionais abalados, com a sua fé em turbulência e começaram a se dispersar e a se afastarem do propósito. Nesse momento, saem da posição que estavam e começam a ir para um lugar que pudessem aliviar as dores e tensão. A origem de um nome, ou significado, era muito importante naquela época. Emaús tinha o significado de banhos quentes, que servem para facilitar o alívio de dores e tensões e, na parte emocional, auxilia na diminuição da ansiedade e estresse. Percebemos que era exatamente isso que aqueles discípulos estavam passando naquele momento. Afinal de contas, as coisas haviam perdido o sentido para eles.
Lucas 24: 21 “Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam”. A palavra redimir significa salvar e libertar. Vemos, claramente, que eles haviam perdido as esperanças. Quantas vezes nós já perdemos as esperanças? Quantas vezes nós já nos decepcionamos ou frustramos com algo?
Lucas 24: 25-27 “Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras”.
2. Jesus está no caminho com você
Algo que chama muito a atenção é o cuidado que Jesus tem com cada pessoa. Eles tinham falado para Jesus o que tinha acontecido, sem saber que Ele era o Cristo. E, Jesus, com muito amor, vai mostrando desde o começo o que precisava acontecer. Ele é especialista em ir atrás de nós. Os discípulos até já haviam escutado que Jesus não estava mais no túmulo, mas, mesmo assim a fé deles não estava mais como era antes. E, Jesus com todo amor se encontra com eles no caminho.
João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
A forma de sentir, pensar e decidir é o significado da palavra caminho.
Lucas 24: 28-29 “Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante.
Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles”
3. Ele faz o nosso coração arder de novo
Lucas 24: 30-33a “E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.
E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém
Não devemos de acreditar até o último momento. Saibamos que, para qualquer problema, há sempre uma saída. Logo, devemos persistir e ir em frente.
Existem momentos em que nós achamos que o Senhor não está mais conosco, mas é nos momentos mais frágeis, Ele está nos carregando. Hoje, o Senhor está ao nosso lado para acender a chama dentro do nosso interior,
Como a palavra fala: “Do seu interior fluirão rios de águas vivas”.Ele quer reacender a chama dentro de cada um de nós.
AGENDA – CASA DO PAI
Comunicamos também os horários dos cultos para esse final de semana:
· Sábado: 17h e 19h30;
· Domingo: 18h;
SUGESTÕES DE LOUVOR
Em seu nome - André Aquino
Estou seguro – Gabriela Rocha
Pode morar aqui - Théo Rubia
Comments