EU DEBAIXO DA LEI X EU DEBAIXO DA GRAÇA
Existem muitos cristãos que passam constantemente por uma luta onde eles estão sempre em dúvida sobre a sua vida com Deus. Sempre em dúvidas se eles realmente podem se relacionar com Deus, se podem viver com autoridade sobre Satanás, se podem orar pelos enfermos, obter vitória e/ou se realmente venceram o pecado. Se quando orarem Deus irá lhes responder ou se por terem cometido um pecado devem ou não tomar Santa Ceia.
Contudo, Romanos 6:17-18 fala:
“Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Mais adiante, Romanos 6:22 diz: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna”.
Já lá em João 8:34 e 36 fala: “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.” 36 - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
Então, nós que nascemos de novo pela fé em Cristo Jesus e realmente entregamos a nossa vida à Jesus, não somos mais escravos do pecado e ele não tem mais domínio sobre nós. Porém, algumas pessoas, por causa de um tipo de interpretação bíblica, acabam trazendo um tipo de ensino que põe essa verdade em xeque e as pessoas acabam achando que elas servem a Jesus, mas ainda estão tentando ou ainda estão presas no pecado.
E vemos isso quando o Aposto Pedro fala sobre as coisas que o Aposto Paulo, por possuir um certo nível intelectual acima da média, falava algumas coisas que, mas muitas pessoas não entendiam e acabavam fazendo interpretações deturpadas das escrituras, como pode ser visto la em 2 Pedro 3:15-16 quando ele fala: “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 16 - ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
Posto isso, um dos versículos que as pessoas acabam tropeçando muito é, por exemplo: Romanos 7:25 “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”
E levanta uma indagação: Escravo da Lei do Pecado? Não nos foi dito anteriormente que nós fomos libertados do pecado e agora está sendo dito que nós somos escravos da lei do pecado?
É importante falar que, não há consenso entre os teólogos sobre quem é a pessoa de quem Paulo está falando aqui. Se seria um não crente, um crente imaturo ou um crente maduro. Mas isso pode ser explicado, de forma genérica, quem essa pessoa representa:
Romanos 7:1-3 - “ Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida? Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias”.
O assunto tratado aqui não é casamento, mas sim, uma analogia sobre uma coisa que todos nós conhecemos, para mostrar um fato. A Lei, só vigora sobre os vivos. Sobre alguém que morreu, não há mais lei.
Romanos 7:4-25 - “Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus. Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom. Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”
Toda a história que está sendo contada, foi contada no passado, OUTRORA, em tempos passados, no passado, antigamente.
Paulo não está falando dele, muito menos de nós.
Esse EU falado, é o eu do PASSADO a quem sobreveio o preceito, reviveu o pecado e morreu.
Esse EU, não somos nós!
Pois já fomos libertos do pecado e o pecado não tem domínio sobre nós em Cristo Jesus. Pois Jesus veio, para tirar o pecado de nós e é impossível que alguém que está em pecado se relacione com Deus.
Então seria impossível que Paulo estivesse falando dele ou dos que andam em Cristo, pois esses não andam segundo a carne, como ele mesmo escreveu:
Romanos 8:4 - “a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
Então, o que Paulo faz é um esforço enorme para fundamentar que o pecado só tem domínio sobre aquele que tenta se justificar na lei, no cumprimento dos preceitos da lei e não em Cristo Jesus.
Mas existem muitas pessoas que estão se esforçando para andar certo, mas baseado na própria carne, e chegar diante de Deus e oferecer a própria justiça.
Contudo, Deus diz que se você tenta se justificar por guardar a Lei de acordo com Gálatas 5:4 - “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.”
Para que alguém possa ser desligado de Cristo deve ter sido ligado outrora.
A única coisa que te dá direito de se chegar diante de Deus, é o Sangue de Jesus. Os pecados continuam sendo pecado, a diferença está no fato de que, se você tiver revelação do que Jesus fez por você, VOCÊ NÃO É MAIS ESCRAVO DO PECADO.
Romanos 6:6-7 - “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.”
Romanos 6:14 - “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”
Lembram-se que quando Paulo começou a falar desse homem sobre que sobreveio o preceito, revivou o pecado e ele morreu, a primeira palavra que ele usou foi outrora?
Quando o capítulo sete termina a coisa muda totalmente porque ele não estará mais falando desse EU DE OUTRORA. E como sabemos disso? É que a primeira palavra que ele escreve é:
AGORA.
Romanos 8:1-4 - “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Nunca nenhum homem foi capaz de cumprir toda a lei. Por isso Deus enviou o seu filho, não em carne pecaminosa, mas em semelhança a carne pecaminosa. E com efeito, na carne de Jesus, Deus condenou o pecado. Para que o Espírito que VENCEU o pecado pudesse habitar em nós.
Nós fomos libertos do pecado e a aliança de Deus que dos nossos pecados e das nossas transgressões Ele jamais se lembrará. E Jesus está diante de Deus intercedendo por nós, a nosso favor.
Nós não precisamos pecar, mas se pecarmos, há um advogado, que é Cristo Jesus advogando ao nosso favor.
Romanos 8:38-39: “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
AGENDA – CASA DO PAI
Comunicamos também os horários dos cultos para esse final de semana:
• Sábado: 17h e 19h30;
• Domingo: 18h (Volta do Encontro com Deus); • CULTO ON-LINE: 9h30
SUGESTÕES DE LOUVOR
Eu só quero Tua Presença - Theo Rúbia Milagres – Livres para Adorar Ao teu lado – FHOP
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