top of page

Angustia, desconfiança e medo. Relacionamentos que destroem. - Pr. Gilson Nunes





Angústia, desconfiança e medo

Relacionamentos que destroem


Todos nós achamos que nos relacionamos com outro, porém a grande verdade é que nos relacionamos bem mais com a projeção que fazemos do outro. Por causa disso, muitos relacionamentos que poderiam ser frutíferos estão sendo totalmente destruídos. Essa série de mensagens fará com que abandonemos essa prática e iremos nos tornar pessoas emocionalmente saudáveis à luz da palavra de Deus.

Davi, por exemplo, não cometeu nenhum erro contra Saul. Contudo, Saul muito tempo, energia e perseguindo Davi a fim de matá-lo. I Samuel 16: 21-23 “Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro. Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça. E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele”. A partir dessa leitura, podemos perceber que Davi só fez bem à Saul. Foi um jovem respeito, obediente, dócil e compreensivo. Serviu ao rei com dedicação e respeito, desde o primeiro momento. Davi lhe prestou serviço espiritual, mas também teve a coragem de ser o escudeiro do Rei. 1 Samuel 17:24 “Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente,” Todos, com razão, temiam Golias, mas Davi se ofereceu para lutar contra aquele gigante. 1 Samuel 17:32 “Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu”.

1 Samuel 17:50 “Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi”. 1 Samuel 17:51 “Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram”. O rei Saul não tinha ninguém que enfrentasse Golias por ele. Contudo, Davi o enfrentou e venceu. Tudo que Davi fez foi a favor do rei Saul. Logo, não cometeu um erro sequer contra o rei Saul. Todavia, no retorno da guerra, haviam algumas mulheres provocaram uma péssima situação. 1 Samuel 18:7 “As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares” Após isso, devido às suas inseguranças e medos, Saul assumiu uma postura diferente em relação a Davi. 1 Samuel 18:8-9 “Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino? Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos” É importante observarmos que Davi não cometeu nenhum erro. As mulheres é quem estavam cantando. Davi não cantou, nem escreveu aquela canção. O fato de Saul não olhar para Davi com bons olhos não tinha nada a ver com Davi. Toda essa confusão acontecia apenas dentro de Saul. Saul estava brigando com Davi apenas em sua própria mente. Davi não tinha nenhuma participação nisso. Isso é muito sério, porque, além do terrível sofrimento psicológico, é um pecado e abre portas para Satanás agir.

1 Samuel 18:10-11 “No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança, que arrojou, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes”. Na cabeça de Saul tem uma guerra contra Davi, mas Davi nem imagina com os motivos. Davi nem sequer revidou. Entretanto, Saul, além de psicologicamente doente, ainda tem um espírito maligno fazendo-o ter crises de raiva. Semelhantemente, tem ocorrido esse tipo de comportamento frequente em nosso cotidiano e acabam promovendo o afastamento de pessoas extremamente cheias de Deus. 1 Samuel 18:12-13 “Saul temia a Davi, porque o SENHOR era com este e se tinha retirado de Saul. Pelo que Saul o afastou de si e o pôs por chefe de mil; ele fazia saídas e entradas militares diante do povo”. Saul colocou Davi em um emprego que Davi ficasse longe dele. Em muitas ocasiões, o erro está justamente no fato que ninguém gosta de ter esse tipo de sentimento, mas como não sabem afastar os sentimentos ruins, acabam afastando as pessoas. A grande questão é que muitos estão sofrendo como Saul, mas em um relacionamentos que não dá pra afastar, como nos casamentos. 1 Samuel 18:28-29 “Viu Saul e reconheceu que o SENHOR era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava. Então, Saul temeu ainda mais a Davi e continuamente foi seu inimigo”. Saul era extremamente instável. Cada hora dizia uma coisa diferente e sempre agia diferente de como prometia.

Na Bíblia, vemos a promessa que Saul fez a seu filho Jônatas, quando este defendeu Davi. Contudo, isso só reforçou ainda mais a sua instabilidade. 1 Samuel 19:5-6 “Arriscando ele a vida, feriu os filisteus e efetuou o SENHOR grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste e te alegraste; por que, pois, pecarias contra sangue inocente, matando Davi sem causa? Saul atendeu à voz de Jônatas e jurou: Tão certo como vive o SENHOR, ele não morrerá”. Davi voltou a ficar mais perto de Saul. Em uma guerra contra os Filisteus Davi foi vitorioso e o mesmo espírito maligno veio sobre Saul e aconteceu que o próprio Saul tentou tirar a vida de Davi. 1 Samuel 19:10 “Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo a lança ferir a parede; então, fugiu Davi e escapou”. Saul, apesar de ter sido escolhido por Deus, não foi obediente à palavra de Deus e viveu uma vida de muita angústia, desconfiança e medo. Esse tormento cresceu até ao ponto em que Saul tirou a própria vida. Esse não era o fim que o Senhor planejou para ele. O convite para hoje é que possamos adotar algumas medidas para nos livrarmos de angústias semelhantes às de Saul.

1. Pensar mal contra o próximo é pecado.

Zacarias 8:17 “nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR”.

2. O Senhor me deu um novo coração.

Ezequiel 36:26a “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne”.

3. O Senhor me deu uma nova maneira de pensar.

Colossenses 3:1-2 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;…”

Por fim, precisamos alinhar a nossa mente e pedir um novo coração. Romanos 13:10 “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”.


AGENDA – CASA DO PAI

Comunicamos também os horários dos cultos para esse final de semana:

• Sábado: 17h e 19h30;

• Domingo: 18h;

SUGESTÕES DE LOUVOR

Quebra o meu vaso – André Aquino

Jesus em tua presença – Morada

Milagres – Livres para Adorar






Comments


bottom of page