top of page

Angústia, desconfiança e medo. Relacionamentos que destroem. | Parte 3 | Pr.Gilson Nunes


Angústia, desconfiança e medo

Relacionamentos que destroem

Um momento que é bastante preocupante é quando fazemos nossos medos criar vida. A situação que retrataremos é sobre a vida de Saul, que não conduziu as suas inseguranças da maneira correta e acabou deixando o seu maior medo tornar-se realidade. As situações a seguir retratam um pouco como isso ocorreu:


Davi poupa a vida de Saul na caverna.


1 Samuel 24:18 “Mostraste, hoje, que me fizeste bem; pois o SENHOR me havia posto em tuas mãos, e tu me não mataste”.


Davi poupa a vida de Saul no outeiro de Aquila.


1 Samuel 26:21 “Então, disse Saul: Pequei; volta, meu filho Davi, pois não tornarei a fazer-te mal; porque foi, hoje, preciosa a minha vida aos teus olhos. Eis que tenho procedido como louco e errado excessivamente”. Saul teve todas as provas de que Davi era inocente, mas deixou a guerra interior crescer de tal maneira que começou a fazer que os seus próprios medos se materializassem. Isso é o que chamamos de auto sabotagem que, por sua vez, é o ato ou efeito de sabotar, que significa dificultar ou prejudicar uma atividade. Portanto, é agir contra si mesmo, ou seja, atrapalhar as próprias tarefas.

Todo esse comportamento reflete perfeitamente o rei Saul.

1 Samuel 28:5-6 “Vendo Saul o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas”. Saul não consultou ao Senhor porque temia a Deus ou porque queria fazer a coisa certa.


1 Samuel 28:8-9 “Saul disfarçou-se, vestiu outras roupas e se foi, e com ele, dois homens, e, de noite, chegaram à mulher; e lhe disse: Peço-te que me adivinhes pela necromancia e me faças subir aquele que eu te disser. Respondeu-lhe a mulher: Bem sabes o que fez Saul, como eliminou da terra os médiuns e adivinhos; por que, pois, me armas cilada à minha vida, para me matares? ” Saul sabia que a necromancia era um pecado terrível contra Deus, tanto que até mandou matar todos os médiuns e adivinhos. Ele sabia que era errado e que causaria muitos problemas, mas mesmo assim, seguiu adiante. Logo, percebe-se que ele estava se sabotando, ou seja, fazendo dar errado.


1 Samuel 28:14 “Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou”. Saul deduziu, baseado no que a mulher disse que viu, pois ele não viu nada, que aquele espírito que Saul não estava vendo, era o espírito de Samuel. Então, ele se prostrou diante da mulher e daquele espírito. 1 Samuel 28:20 “De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite”. Saul foi tomado de medo, pois a médium disse, dizendo ser Samuel, que Saul e seus filhos iriam morrer no dia seguinte e que Israel seria entregue nas mãos dos filisteus.

Por causa disso, ele passa a sofrer diversas consequências. 1 Samuel 31:4 “Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela”. Saul tirou a própria vida. Dessa forma, perdeu a vida e o reino que tinha tanto medo de perder, mas não pelas mãos de Davi. Contudo, foi a própria mão de Saul que o feriu e o matou.


1 Crônicas 10:13-14 “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé”. O texto nos mostra que Saul consultou uma necromante e não ao Senhor. Portanto, a resposta à consulta de Saul não veio do Senhor. O Senhor não vai contra a sua palavra, pois não pratica o que reprova. O Senhor habita em luz inacessível e não pode ser tentado pelo mal. Desse modo, a insegurança fez de Saul uma pessoa desconfiada, medrosa e que acabou em um nível de angústia tão forte que deu à Luz os próprios medos e tirou a própria vida.

Davi nunca lutou pelo reino, porque ele sabia que a o reino pertence ao Senhor e Ele o dá a quem Ele quer. Davi também não defendeu a própria vida ou reputação, porque ele sabia que a vida pertence ao Senhor e que o Senhor é forte o suficiente para defendê-la.

O remédio para curarmos desse sintoma é confiar que o Senhor cuida do que entregamos a Ele.


A vantagem de entregar tudo ao Senhor é que assim descansaremos, pois sei que Ele sempre cuida do que lhe pertence.


Salmos 139:14-16 “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”. Se queremos ser livres da angústia, da desconfiança e do medo, se queremos vencer a insegurança, se queremos viver relacionamentos saudáveis, o que precisamos é confiar que o Senhor sabe o que é melhor e, então, seguir a Sua palavra, pois esta é uma das melhores maneiras de se guiar.

Salmos 1:-3-5 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”.


AGENDA – CASA DO PAI

Comunicamos também os horários dos cultos para esse final de semana:

· Sábado: 17h e 19h30;

· Domingo: 18h;

SUGESTÕES DE LOUVOR


Nem os olhos viram – Fabiano Brener

Ousado amor – Isaías Saad

Bondade de Deus – Isaías Saad



Comments


bottom of page