top of page

A Fé que transforma - Pr. Gilson Nunes (04/09/22)


A fé que transforma - Parte I

Nessa série, nós não queremos falar da fé comum, humana, que é o simples fato de crer.

Acreditar que vai dar certo é bom, mas isso não opera milagres. Por isso, tantas pessoas se frustram, pois dizem crer em Deus, mas não vêem transformação. Tiago 2:19 “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tre mem”.


A Fé é um dom do Espírito.

A palavra dom, no original é presente. Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Logo, a fé mediante a qual somos salvos, é um presente de Deus.


1 Coríntios 12:8-9 “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar”.


Outro ponto muito importante é que a fé é dada através do Espírito. Portanto, qualquer pessoa que entregou a sua vida a Jesus já tem essa fé, que vem de Deus. É algo totalmente espiritual.


Atos 14:9 “Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado”. Nesse trecho, o que fez Paulo perceber, com certeza, não foi nenhuma reação física daquele homem, mas sim, o discernimento espiritual dele. Além disso, percebe-se que um dom é um presente, e não uma recompensa. Portanto, não devemos ficar esperando merecer para usar, mas devemos procurar esse presente.


1 Coríntios 14:1a “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, …”. Devemos ter esse zelo, esse fervor, esse desejo pelos dons espirituais.


A Fé é parte do fruto do Espírito.


Gálatas 5:22 ARC “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” A fé, como parte do fruto, precisa ser desenvolvida.


Mateus 17:20 “E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”. Algumas traduções por equivalência traduzem uma fé do tamanho de um grão de mostarda, mas é errado. Nesse caso, seria uma incoerência, pois ele não poderia criticar a pequenez da fé e, ao mesmo instante, falar que uma fé do tamanho de um grão de mostarda resolveria.


O assunto do grão de mostarda não era novo para os discípulos. Jesus já havia falado sobre isso com eles.


Mateus 13:31 “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo;o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos”. A fé, como o grão de mostarda, é aquela que cresce ao ser plantada. Produz grandes feitos.

Romanos 10:17 NAA “E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.” Por fim, é importante que saibamos que cultivamos a fé através de palavras, testemunho e obediência à voz do Espírito. Portanto, quando o Espírito nos direciona e nós obedecemos, a nossa fé cresce.



Comments


bottom of page