top of page

A alegria transforma


A alegria transforma

Estamos no último mês do ano e, possivelmente, estejamos nos perguntando se estamos nos alegrando sobre aquilo que Deus já fez em nossas vidas. De início, é interessante destacar que, a alegria transforma, inclusive, ambientes totalmente pesados em extremamente descontraídos. Todavia, não é somente a alegria que transforma, mas também o contentamento. Habacuque 3: 17-19 17 “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.” Muitos não sabem o significado do termo alegria na contemporaneidade. Segundo o site Wikipédia, alegria é um sentimento de contentamento, de prazer de viver, júbilo, satisfação, exultação. O site também revela que a alegria costuma ser expressa através de sorrisos. Com base no seu dia a dia, é possível viver dessa maneira em todos os momentos?

Uma grande verdade é que muitos de nós estamos perdendo a oportunidade de viver com esse sentimento. Isso ocorre por inúmeros razões, mas o que também nos chama a atenção é o exemplo deixado por Paulo, que sabia passar por altos e baixos, mas não perdia a alegria e o contentamento. I Tessalonicenses 5:16-18 “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar.Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”. A partir desse texto, percebe-se que a vontade de Deus para conosco é que nos alegremos e busquemos dar graça a Deus por tudo.

1. A alegria do Senhor

A alegria não é algo circunstancial. Paulo, aparentemente, não tinha motivos para se alegrar, porém ele tinha o discernimento que a alegria não era influenciada por razões externas. Dessa forma, precisamos entender também que a nossa alegria não deve estar nas coisas que possuímos, mas deve estar no Senhor. Filipenses 4:4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”. O Senhor é a única coisa que temos e que não pode ser tirado de nós. Logo, nada pode nos separar do amor d’Ele.

Jó 1:20-22Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.”. Na Bíblia vemos que tudo que Jó foi tirado foi tirado dele em um curto espaço de tempo. Contudo, isso não o impediu que ele continuasse dando graças a Deus por tudo. Além disso, ele sabia que ainda tinha o Senhor e isso bastava.

2. Em tudo dar graças

Uma chave para vivermos tendo essa alegria que transforma é, em todos os momentos, dar graças. Atos 16:25-26 “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.”. Para romper cadeias, é necessário dar graças. Dessa forma, para rompermos na alegria, precisamos agradecer e ter um coração grato, pois isso pode nos livrar de depressões e angústias. Filipenses 4:6-7 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”.

3. Não se case com a solidão

A Bíblia nos mostra que o homem não foi feito para estar sozinho. Todavia, estamos vivendo cada vez mais isolados e passamos por momentos difíceis sozinhos. Provérbios 17:17 “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” Uma grande verdade é que precisamos uns dos outros e que amigos são presentes preciosos de Deus, pois são pessoas que podemos contar em todos os momentos. O convite para hoje é que possamos romper na alegria, compreendendo que não somos chamados a viver com base nas circunstâncias. Além disso, precisamos dar graças a Deus por tudo e ter o entendimento que, nos momentos ruins podemos contar com uma família dada a nós. Por fim, deixamos o nosso coração aberto e, quando a tristeza chegar, continuemos a adorar o Senhor.


AGENDA – CASA DO PAI

Comunicamos também os horários dos cultos para esse final de semana:

· Sábado: 17h e 19h30;

· Domingo: 18h (Volta do Encontro com Deus);

· CULTO ON-LINE: 9h30

· Conferência de Aniversário da Casa do Pai – 16 a 19 de dezembro;

· Café com Pastor e Batismo – dia 18 de dezembro;


SUGESTÕES DE LOUVOR

Eu só quero Tua Presença - Theo Rúbia

Milagres – Livres para Adorar

Ao teu lado – FHOP




Comments


bottom of page