top of page

A Fé que transforma - Parte 3 - Pr. Naermeson Silva


A FÉ QUE TRANSFORMA - PARTE III

Dando passos de fé

Nessa série, temos aprendido verdades poderosas para as nossas vidas. Aprendemos que a fé verdadeira é muito mais do que ter pensamentos positivos e que é algo que transforma as nossas vidas e a das pessoas que estão ao nosso redor. Além disso, temos entendido que a fé bíblica é um dom de Deus e que ela pode crescer, se nós a plantarmos com palavras, testemunho e obediência à voz do Espírito Santo. A fé está completamente ligada ao obedecer Tiago 2:18 “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé”.

A consequência natural da fé é a obediência

Em uma dada ocasião, Moisés olhou para trás e viu um exército inimigo se aproximando e adiante dele havia uma imensidão de águas. Certamente, nós entraríamos em completo desespero. Moisés, no entanto, creu em Deus, pois sabia que o Senhor estaria com ele, seja qual fosse a situação e cumpriria a sua Palavra. Sob uma ordem de Deus, Moisés deu um passo de fé em direção ao impossível e Deus operou o milagre: o mar se abriu.

Êxodo 14:15 “Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” Quantas vezes nos vemos pressionados por problemas, por dificuldades de toda a sorte e não sabemos o que fazer? Quantas vezes o “Mar Vermelho” está diante de nós e nós não temos nem ideia de como atravessá-lo? Deus tem uma palavra de vitória para cada um de nós. Ele é fiel e cumpre suas promessas. Contudo, cabe a nós exercer nossa fé e confiar no Deus do Impossível. No evangelho de Mateus, temos o clássico exemplo da fé de Pedro que, ao ver Jesus andando sobre as águas, foi ao seu encontro. Ele sai do barco e anda sobre as águas, mas ao reparar no vento, ficou com medo e começou a afundar. Jesus o salva, porém diz: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?” Através disso, percebemos que Pedro deu um passo de fé, mas que ele teve medo e, por essa razão, afundou. A fé é uma jornada, pois começamos dando pequenos passos e com eles, nossos medos vão se dissolvendo.

Em muitas ocasiões, falsamente “confiamos em Deus” para alguma situação em nossas vidas, mas lá no fundo, ao mesmo tempo que dizemos confiar, já temos um plano B, C e D feitos em nossa cabeça, caso o primeiro plano não dê certo.

Mateus14:28-31 “Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?”. Em nosso contexto, o plano A é o agir de Deus. O plano B somos nós e nossas capacidades manuais, materiais, financeiras e completamente terrenas de fazer as coisas “darem certo”. Podemos ter diversas opções e caminhos, pelos quais, devemos seguir: sonhos que desejamos realizar e metas para alcançar. Não há nada de errado em usar nossas habilidades para atingir esses objetivos. Contudo, o objetivo dessa mensagem é para nos encorajar em dar passos de fé, em um caminho onde nossa única opção é confiar e esperar pelo agir de Deus. A verdade é que Ele já se move em nosso cotidiano e nós já dependemos dEle, só precisamos de atenção e sensibilidade para percebê-lo claramente.

Saia do barco

Em muitas ocasiões, precisamos estar andando apenas confiando na visão de Cristo sobre as águas enquanto estamos saindo do barco. Contudo, é difícil vivenciar isso no nosso cotidiano. Talvez, por estarmos tão acostumados como as coisas são ou por conta da rotina e de nosso coração incrédulo, esquecemos de olhar para o comum e conhecido com olhos de fé.

Um pequeno grande desafio

É preciso criar oportunidades e abrir espaço para o sobrenatural de Deus em nossas vidas. Para isso, não precisamos começar por coisas grandes, na verdade, devemos começar pelas pequenas. Devemos ter coragem e escolher um alvo e crer. De qual forma você acha que deve começar a sua jornada de fé?

Por fim, precisamos nos atentar que, na nossa caminhada, haverá momentos em que precisamos confiar completamente no Senhor e isso se dá somente através da declaração da palavra e sem o medo de avançar.



Comments


bottom of page